Marketing Digital

A beleza está nos olhos de quem vê (e a atenção também)

E não é que este ditado transmite exatamente o rumo dos negócios online?

Em alguns momentos, o olhar destreinado é muito mais útil que uma super visão detalhista. Isso só acontece porque somos atraídos pelo que é singular e diferente, seja no bom ou mau sentido. O normal, o comodite não faz mais diferença.

Mas ser original nem sempre é uma tarefa fácil, é fundamental que sua marca tenha um posicionamento sob medida para seu público. No ambiente digital, mais de 66% de todo conteúdo produzido é visual e 50% dos conteúdos compartilhados são visuais*. A estatística mostra que a rapidez e a sensação de tempo real são muito vantajosas.

Portanto, para atrair a atenção de potenciais clientes, você precisa evidenciar seus serviços e produtos de maneira que esse conteúdo sempre salte aos olhos, especialmente em ambientes com diversas presenças competitivas, como é o caso de feiras e eventos. Veja o que você pode fazer para trazer relevância, exclusividade e rápida assimilação de clientes em potencial:

1. Infografia
A infografia está tomando conta do ambiente digital. Só em 2014, a adoção desse recurso aumentou de 9% para 52%. Transformar números e dados em imagens é imprescindível já que vivemos um era em que somos bombardeados informação por todos os lados – televisão, e-mail, redes sociais e panfletos no trânsito. Infográficos causam impacto rápido, são concisos e mais fáceis de serem assimilados. Confira os que fazemos mensalmente para a Expedição Oriente.

2. Vídeos institucionais
Divulgar os valores da sua empresa é uma estratégia importante, e deve ser feita de maneira dinâmica. Afinal, o objetivo é construir a reputação da sua marca e gerar interesse no consumidor em potencial. O uso de vídeos institucionais pode ser explorado de várias formas, seja com a imagem do fundador da empresa ou com uma animação que prenda a atenção do espectador. Veja essa animação da Votorantim Siderurgia, empresa siderúrgica brasileira, torna palpável a importância e fabricação do aço:

3. Realidade virtual
Em boa parte das vezes, não é a qualidade e o bom preço que convencem o consumidor em potencial, mas sim a experiência que sua marca proporcionou. Inserir o cliente em potencial no universo da sua marca o tornará mais propenso a lembrar e escolher você na decisão de compra. Em eventos, por exemplo, você pode ter em seu stand um simulador que recrie o espaço de um novo empreendimento imobiliário um novo terminal logístico. Dessa forma, o cliente se sentirá mais confiante e valorizado porque sua marca pensou nele. Veja como a Tok&Stok utilizou o recurso:

Portanto, para que sua marca se destaque em meio às outras, é necessário desenvolver um posicionamento que combine originalidade e dinamismo por meio de recursos visuais.

Resumindo:
– Apresente as informações de maneira dinâmica
– Mostre em vez de falar sobre
– Seja rápido
– Seja original

 

* Dados de acordo com o site Crazyegg

Leandra Tognin

Autor Leandra Tognin

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